Published on POCTEP (https://www.poctep.eu)

Home > CEI: Plataforma Transfronteiriça para a Difusão do Conhecimento

Identificación del proyecto
Código del proyecto: 
0505_CEI_PT_3_P
Acrónimo: 
0505_CEI_PT_3_P
Título: 
CEI: Plataforma Transfronteiriça para a Difusão do Conhecimento
Convocatoria: 
2nd / segunda [1]
Área de cooperación: 
Centro/Castilla y León [2]
Presupuesto
Coste total del proyecto (indicativo): 
218.914,37 €
FEDER total aprobado: 
164.185,78 €
Calendario
Periodo de ejecución: 
01/01/2019 to 12/31/2019
Resumen del proyecto
Objetivos: 

 

A Cooperação transfronteiriça que tem vindo a ser promovida pelo CEI, instituição que resulta duma parceria entre a Câmara Municipal da Guarda, Universidades de Coimbra e Salamanca e Instituto Politécnico da Guarda, em torno de temas que vão das dinâmicas territoriais e dos processos de desenvolvimento regional e local à educação, saúde, cultura, etc., o que acabou por acumular no Centro um considerável acervo de informação que constitui um inestimável património acumulado.

As iniciativas que tem vindo a promover permitem identificar, divulgar e valorizar diferentes recursos do território, partilhar conhecimento e dinamizar atores, contributo que não pode ser negligenciado na formulação de estratégias que concorram para a coesão e a integração dos espaços transfronteiriços e de baixa densidade, designadamente os da Raia Ibérica do Centro de Portugal e de Castylla y Léon.

Além deste pilar da Cooperação, a missão do CEI também passa pela difusão do Conhecimento, assumindo-se como um centro de transferência científica, abordando temas fundamentais para conhecer os espaços transfronteiriços, mais débeis e com maior profundidade, como são os de baixa densidade, onde relevam: as dinâmicas e processos de reestruturação territorial; as redes de cooperação e iniciativas de desenvolvimento local, em contextos rurais e urbanos, saúde, educação, equidade e coesão social, etc.

A experiência capitalizada pelo CEI, ao longo de 18 anos, permite-lhe, além de continuar a aprofundar a cooperação transfronteiriça, alargar o seu envolvimento com outras geografias, onde relevam, naturalmente, os Países de Língua Portuguesa (PLP), alargando as redes e parcerias já instituídas a atores e investigadores da comunidade lusófona, com vantagens reciprocas. O reforço da capacidade institucional, de eficiência e de intervenção do CEI passa, pois, por dinamizar iniciativas no âmbito da cooperação, do conhecimento e da cultura, estimular a investigação e apoiar estudos e debates que permitam capacitar pessoas e internalizar competências nos territórios.

Um olhar prospetivo deve abrir uma nova janela de oportunidade para o CEI e um horizonte de esperança para os territórios fronteiriços e de baixa densidade, com que está mais comprometido, o que implica, antes de mais, reforçar a sua capacidade institucional. Valorizar o património acumulado e dinamizar uma agenda renovada e inovadora, aberta à sociedade, portanto, em permanente atualização, também passa pela sua afirmação como centro de difusão de conhecimento, transfronteiriço e transdisciplinar, que acolha entre as suas coordenadas de atuação: a aposta na Cooperação para esbater fronteiras, qualificar pessoas, valorizar territórios.

O reforço da capacidade institucional do CEI é importante para continuar a promover iniciativas de cooperação territorial, alargar a conexão com redes e parcerias transfronteiriças e lusófonas, que impulsionem a investigação e internalizem competências no território; difundir informação, promover estudos e dinamizar fóruns sobre temáticas atuais, dando enfase às que estejam mais relacionadas com as áreas fronteiriças e de baixa densidade.

 

Actividades: 

 

0  Preparación del proyecto    
1  Dinamização de iniciativas e difusão do conhecimento    
5  Gestión y Coordinación    
6  Comunicación

Resultados: 

 

1.Afirmar o CEI como plataforma de transferência de conhecimentos que contribuam para conferir competências e qualificar os territórios da Raia Central Ibérica através de cursos, conferências, encontros, seminários. Este tipo de iniciativas concorre para a articulação e o desenvolvimento do espaço transfronteiriço, o desenvolvimento de competências das organizações que operam na área de fronteira, a análise comparativa e o intercâmbio de experiências e boas práticas. Alguns exemplos de iniciativas a realizar para alcançar este resultado: Curso de Verão: Espaços de Fronteira, Territórios de Esperança; Fóruns Transfronteiriços sobre dinâmicas dos territórios, iniciativas de desenvolvimento local, etc.

2. Esbater o efeito de fronteira dinamizando eventos e iniciativas que facilitem o acesso ao conhecimento científico e à cultura a diferentes segmentos da população, onde relevam as edições, a página do centro e os diferentes eventos a promover. Além de se esbater o efeito de fronteira pretende-se dinamizar iniciativas que promovam o acesso à cultura e ao conhecimento científico para diferentes segmentos da população (professores, agentes culturais, profissionais de saúde, etc.). Estas iniciativas contribuirão para dinamizar o intercâmbio cultural e a comunicação ao serviço da cidadania ativa, nas áreas da cultura, educação, conhecimento científico, turismo, etc., servindo de exemplo eventos como: Prémio Eduardo Lourenço e Conferências associadas; Projeto Transversalidades. Fotografia sem Fronteiras; residências para a criatividade e a inovação em torno do tema Cultura e Território, etc. Estas iniciativas permitem ainda definir e estabelecer mecanismos de concertação entre as instituições envolvidas na candidatura e as administrações regionais e dos países Ibéricos, incluindo a realização de missões que ajudem a cooperar com instituições e redes dos PLP e Latino Americanos, em ações que conjuguem interesses comuns.

3. Alargar as parcerias institucionais, as redes de cooperação e a governação do centro e reafirmar o envolvimento ativo dos parceiros institucionais (UC,USAL,IPG e CMG) na governação do centro. A estratégia de difusão do conhecimento passa pelo reforço da atividade editorial com publicações (livros, revistas, etc.), a preparação de conteúdos para vários meios de comunicar (fotografia, vídeo, p. ex.). Este tipo de iniciativas ajuda a implementar programas de comunicação, eventualmente comuns e bilingues, tais como edições e programas de comunicação.


Source URL: https://www.poctep.eu/en/2014-2020/cei-plataforma-transfronteiri%C3%A7a-para-difus%C3%A3o-do-conhecimento

Links
[1] https://www.poctep.eu/en/2014-2020/convocatorias-2014-2020/2nd-segunda
[2] https://www.poctep.eu/en/2014-2020/%C3%A1reas-de-cooperaci%C3%B3n/centrocastilla-y-le%C3%B3n