INTREPIDA reforça a presença de mulheres empresárias da Andaluzia e do Alentejo na VII Feira Mediterrânica de Tavira

 

 

  • Os resultados obtidos incentivam as empresárias espanholas a olhar para Portugal como uma possibilidade real de mercado também para microempresas

 

A última das ações organizadas no quadro do projeto INTREPIDA da Fundação Três Culturas na Feira da Dieta Mediterrânica de Tavira, concluiu com um balanço muito positivo, de acordo com os bons resultados obtidos. De facto, esta sétima edição da feira, celebrada de 5 a 8 de setembro, foi a que contou com uma maior participação andaluza, que até então tinha sido praticamente inexistente.

 localidade de Tavira é muito frequentada por turistas espanhóis, mas entre os seus expositores nunca tinha havido tanta implicação de negócios provenientes de Espanha até esta edição, graças o apoio que o projeto INTREPIDA tem oferecido a sete empresárias de diferentes pontos da Andaluzia: El Algario (Cádiz), Carmen Herrero Complementos (Sevilha), Com Papel e Punto (Cádiz), Fina Estampa Complementos (Sevilha), Gloria Bendita Artesanas (Ronda, Málaga), LORENA ROM 3D Accesorios (Lucena, Córdoba) e Lovely Woman (Fuengirola, Málaga).

Por palavras de Fernanda Fernadez Puccini, da empresa Fina Estampa com sede em Sevilha, “a presença na feira foi muito além da venda e amostra de produtos, reforçando o contacto com outros expositores, possíveis fornecedores, colaboradores e parceiros a nível internacional”. Esta ideia vê-se reforçada pelas impressões de outra das empresárias presentes neste evento, a fundadora da Carmen Herrero Complementos, para quem este convite do projeto INTREPIDA à feira comportou “um apoio muito importante para poder comprovar a aceitação dos seus complementos por um público que se encontra muito afastado dos mercados onde está habitualmente presente”, dado que é a primeira vez que mostra e vende os seus complementos em Portugal.

 

 

Entre os resultados da presença neste evento pode destacar-se, em resumo, um impulso que incentiva empresas muito pequenas, algumas delas microempresas e propostas de autoemprego, para a procura de novos mercados entre países vizinhos como Espanha e Portugal que agora, graças ao programa de cooperação INTERREG POCTEP, representa uma aposta firme e decidida por uma cooperação mais próxima entre países que devem afiançar as suas relações comerciais e de vizinhança.

Entre as empresárias da região do Alentejo convidadas à feira pelo projeto,  encontravam-se Courela do Zambujeiro (Redondo) CSCORK (Ponte de Sor), Filhoses de Cabrela (Cabrela),  Moinho de Pisões (Arraiolos), Monte de Paladares, Lda (Montemor-o-Novo), destacando-se entre o público Filhoses de Cabrela, fundada há menos de cinco anos por Maria João Pinto em Cabrela, uma pequena freguesia do distrito de Évora com menos de mil habitantes, e que no passado sábado 8 de setembro participou no concurso ‘7 Maravilhas Doces de Portugal’, após ter ficado entre os 14 finalistas de entre mais de 900 empresas que se apresentaram a este concurso.

 

Próximas atividades

O projeto INTREPIDA prepara já o seu III foro de trabalho, que terá lugar no último trimestre do ano em Loulé, Algarve. Este importante encontro será celebrado depois de ter organizado dois encontros B2B em Faro e Évora, e mais dois foros de trabalho em Sevilha e Huelva, com mais de 80 empresárias de ambos os países em cada uma destas convocatórias.

 

A Fundação Três Culturas é o beneficiário principal do projeto INTREPIDA, conjuntamente com os seguintes parceiros de Espanha e Portugal:  Fundação Universidade Empresa da Província de Cádiz (FUECA), Diputação de Huelva, REGIOTIC, Associação de Empresários da Região de Portoalegre (NERPOR) e Núcleo Empresarial da Região de Évora (NERE). O projeto INTREPIDA conta com o financiamento europeu do programa INTERREG V A Espanha-Portugal (POCTEP).

Mais informação: www.tresculturas.org/intrepida

Boletín Informativo

Seleccione abajo para suscribirse

CAPTCHA
Esta pregunta es para comprobar si usted es un visitante humano y prevenir envíos de spam automatizado.
CAPTCHA de imagen
Introduzca los caracteres mostrados en la imagen.

Contactos POCTEP

Contactos 2014-2020  |  Contactos 2007-2013

  • programa@poctep.eu 
  • (+34) 924 20 59 58
  • Edificio Montevideo | C/ Ángel Quintanilla Ulla n°1, portal 3 | Entreplanta B, 06011, Badajoz