Sustentabilidade e economia circular para um modelo de produção: Moveletur no Semanario Vida Económica

  • O Director Executivo / CEO da ADIRBA divulga o espíritu do projeto Moveletur num artigo no semanario portugués.
  • Moveletur está co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regiona FEDER através do POCTEP.

 

Fernando Manuel Silva, Director Executivo / CEO da Associação para o Desenvolvimento Integrado da Região do Barroso (ADIRBA), divulga o projeto transfronteirico MOVELETUR no semanario Vida Económica convidando à retoma da vida, sempre norteados pelo cuidado e pela seguranca individual:

 

O mundo vive uma transição para um modelo de produção com melhor eficiência e maior eficácia, em que a tendência é a inclusão da redução das desigualdades nas actividades ditas produtivas e uma preocupação acrescida de como a humanidade vai enfrentando a diversidade dos problemas ambientais que se nos colocam. 

Na área da sustentabilidade, Portugal deve tirar partido da economia verde, conservando e valorizando os recursos naturais, e estabelecer uma mobilidade verde e inteligente, assente num modelo empresarial eficiente. Sugere-se, entre outras medidas, a emergência da mobilidade verde assente na racionalidade das escolhas individuais e em tecnologia de baixo impacte ecológico. 

 

Urge pois reflectir sobre como iremos enfrentar este crescimento desproporcionado e como o futuro da humanidade passa pela incorporação, nos produtos e serviços, de valores imateriais relacionados com a preservação ambiental e a inclusão social

 

Neste contexto, a contribuição da economia verde como parte da solução da crise nas organizações e nos territórios é um grande avanço, não só de recuperação económica mas e sobretudo, no alerta para a escassez dos recursos naturais e, que se nos apresenta inconciliável com o actual padrão de vida.

Urge pois reflectir sobre como iremos enfrentar este crescimento desproporcionado e como o futuro da humanidade passa pela incorporação, nos produtos e serviços, de valores imateriais relacionados com a preservação ambiental e a inclusão social, aportando uma nova dimensão económica à sociedade, consubstanciada num novo modelo de economia circular.

Esta, releva a relação entre sustentabilidade, tecnologia e inovação, destacando a importância das empresas, das instituições e do consumidor final em inovar, tendo em conta as três dimensões da sustentabilidade, a saber:  O artigo íntegro está disponível neste link.

 

Moveletur, mobilidade elétrica em espaços naturais

Espaços naturais da Espanha e Portugal desenham em verde, tanto pelos recursos ambientais quanto pelas “zero emissões”, um mapa de rotas turísticas realizadas em veículos de mobilidade sustentável no ámbito do Programa de Cooperação Interreg Espanha-Portugal (POCTEP) .

O projeto 0076_MOVELETUR_6_E é uma iniciativa em espaços verdes de Castela e Leão e das regiões centro e norte de Portugal. Mais info neste link.

 

VER #HistoriasIbéricas:  

EFE: 'Rutas turísticas con cero emisiones en parques naturales de España y Portugal'

EFE: 'Vehículos eléctricos en los parques naturales: más riqueza, menos impacto' 

 

Boletín Informativo

Seleccione abajo para suscribirse

CAPTCHA
Esta pregunta es para comprobar si usted es un visitante humano y prevenir envíos de spam automatizado.
CAPTCHA de imagen
Introduzca los caracteres mostrados en la imagen.

Contactos POCTEP

Contactos 2014-2020  |  Contactos 2007-2013

  • programa@poctep.eu 
  • (+34) 924 20 59 58
  • Edificio Montevideo | C/ Ángel Quintanilla Ulla n°1, portal 3 | Entreplanta B, 06011, Badajoz