Tour elétrico MOVELETOUR: promoción del turismo sostenible en espacios naturales de Portugal y España

 

Tuvo lugar en septiembre el Tour Elétrico Moveletur, "Turismo Sostenible y Movilidad Eléctrica en Espacios Naturales", con el objetivo de promover la movilidad sostenible en las regiones transfronterizas de Portugal y España. A lo lasrgo del mes, los fines de semana, vehículos eléctricos realizaron recorridos en 7 áreas naturales protegidas de ambos lados de la frontera.

El tour pretende promover un modelo público, sostenible y limpio de disponibilización de vehículos y bicicletas eléctricas en áeas naturales entre Portugal y España, creando una red de itinerarios turísticos 'verdes' y capacitando empresarios del sector turístico y a empreendedores de los espacios naturales. 

Paralelamente, pretende capacitar a empresarios del sector turístico y a emprendedores de los espacios naturales.

Este proyecto se desarrolló en el ámbito del Programa de Cooperación INTERREG VA España - Portugal (POCTEP) 2014-2020, y tiene un presupuesto de 908.829,13€, cofinanciado en 75% por el Fondo Europeo de Desarrollo Regional (FEDER). 

 Incluye la adquisición de 9 vehículos y 91 bicicletas eléctricas, además de la instalación de 23 puestos de carga, el desarrollo de una plataforma de monitorización de vehículos eléctricos y de un área exclusiva para la reserva de veículos (https://patrimonionatural.org/moveletur). 

 

 

MOBILIDADE ELÉTRICA E TURISMO RURAL

No primeiro fim de semana, o tour em veículos elétricos passou pelo Parque Regional Sierra de Gredos e Parque Natural Las Batuecas - Sierra de Francia, em Espanha e pela Reserva Natural da Serra da Malcata, em Portugal. Na 6ªfeira, Día 14, teve lugar em Arenas de San Pedro e em Guisando – Ávila (Parque Regional Sierra de Gredos), o lançamento e apresentação do Tour Elétrico Moveletur, com testes a veículos elétricos, e realização de circuitos com bicicletas elétricas.

Realizaram-se ainda Jornadas de divulgação dedicadas à Mobilidade Elétrica e ao Turismo Rural, onde foram abordados os temas: Mobilidade Sustentável em Destinos Turísticos; e Rotas Turísticas Sustentáveis em Espaços Naturais.

No sábado, dia 15, decorreu a 1ª Etapa do Tour que ligou Guisando, no Parque Regional Serra de Gredos, a La Alberca, no Parque Natural Batuecas - Sierra de Francia, com paragem em Hoyos del Espino. Ao todo foram percorridos no sábado 205 kms . Em Hoyos del Espino foi feita uma pausa para recarregamento das viaturas (3 horas), momentos aproveitados pelos participantes participarem numa degustação de productos da Provincia de Ávila. Também contactaram com a população local, promovendo o uso de veículos elétricos (automóveis e bicicletas). A chegada a La Alberca fez-se durante a tarde. Decorreu no local uma visita teatralizada para dar a conhecer o Conjunto Histórico-Artístico da localidade, para além de testes com bicicletas e automóveis elétricos.

Teve ainda lugar uma conferência sobre a mobilidade elétrica e o turismo rural em que foram abordadas temáticas relacionadas com as alterações climáticas, a transformação digital do territorio e o olhar de um adolescente perante o projeto da mobilidade elétrica em meio rural. No domingo, dia 16, realizou-se a segunda etapa do Tour, com saída de La Alberca (Parque Natural BatuecasSierra de Francia), paragens no Santuário de la Peña de Francia e na localidade de Mosagro, entrada em território português e chegada a Penamacor (Reserva Natural Serra de Malcata), num total de 150 kms percorridos em áreas de Espaços Naturais dos dois países. A par da promoção das energias renováveis, o grupo que acompanha o Tour do projeto Moveletur visitou o patrimonio local. Em Mosagro, realizou uma visita ao Museu de Fosseis da localidade; e em Penamacor conheceram o Museu Municipal e mantiveram contacto com as autoridades locais e com os parceiros do projeto nesta região - Instituto Politécnico de Castelo Branco. Ainda em Penamacor, no Jardim da República, realizou-se este domingo uma exibição de bicicletas e um desfile de veículos elétricos.

CENTENAS DE PARTICIPANTES

As ações do primeiro fim de semana de Tour Elétrico Moveletur envolveram mais de três centenas de pessoas. No seguinte fim de semana, 22 e 23 de setembro, voltou a estar na estrada o Tour Elétrico. Desta feita, o percurso começou no sábado, dia 22 em Portugal, primeiro em Penamacor (Reserva Natural Serra da Malcata) e depois em Sabugal, passando pelo Parque Natural Arribes Del Duero (Sobradillo e Fermoselle), em Espanha, para no dia seguinte regressar a Portugal, agora ao Parque Natural Montesinho e a Bragança.

O percurso teve provas de degustação de produtos regionais dos dois países, jornadas de divulgação de veículos elétricos, visitas guiadas em bicicleta e circuitos lúdico familiares com bicicletas elétricas.

Participaram no Tour Elétrico veículos de diferentes fabricantes, bem como de frotas institucionais de entidades locais e outras administrações públicas. Trata-se de uma iniciativa sem fins lucrativos, promovida pela Fundación Patrimonio Natural de Castilla y León, contando como parceiros espanhóis: a Ente Regional de la Energía de Castilla y León e a Diputación de Ávila, e como parceiros portugueses a OesteSustentável - Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste, a Câmara Municipal de Bragança, a ADIRBA - Associação para o Desenvolvimento Integrado da Região do Barroso, e o Instituto Politécnico de Castelo Branco.

O Tour Elétrico do projeto Moveletur passou pelo Parque Nacional Peneda-Gerês - Ecomuseu de Barroso, Parque Natural de Montesinho e a Reserva Natural da Serra da Malcata, em Portugal, e pelo Parque Natural Lago de Sanabria y Sierras Segundera y de Porto, Parque Natural Arribes del Duero, Parque Natural Las Batuecas - Sierra de Francia e Parque Regional Sierra de Gredos, em Espanha, destacando o potencial de uma área total superior a 400 mil hectares.

 

Boletín Informativo

Seleccione abajo para suscribirse

CAPTCHA
Esta pregunta es para comprobar si usted es un visitante humano y prevenir envíos de spam automatizado.
CAPTCHA de imagen
Introduzca los caracteres mostrados en la imagen.

Contactos POCTEP

Contactos 2014-2020  |  Contactos 2007-2013

  • programa@poctep.eu 
  • (+34) 924 20 59 58
  • Edificio Montevideo | C/ Ángel Quintanilla Ulla n°1, portal 3 | Entreplanta B, 06011, Badajoz