Cerveirenses y Tomiñenses reconocen la importancia de la cooperación transfronteriza

 

La Câmara Municipal del Municipio de Cerveira, beneficiario del proyecto 0063_COOP_ACT_1_P, cofinanciado por el Programa Interreg V-A España-Portugal (POCTEP) 2014-2020, elaboró un artículo donde se recoge que cerca de un 95% de una muestra de 1100 residentes e Cerveira y Tomiño valoran positivamente las iniciativas de cooperación transfronteriza dinamizadas entre los dos concelhos, reconociendo su contribución para la mejora de la calidad de vida de los ciudadanos de la raya.  Las preguntas a los Ciudadanos fueron distribuidos por diversas franjas de edad, cuya monitarización de los resultados permite delinear la estratégia futura.

"Com o objetivo de perceber o impacto da cooperação transfronteiriça no dia a dia, os concelhos de Vila Nova de Cerveira e de Tomiño promoveram entre dezembro e fevereiro passado, um processo de auscultação no terreno, através da distribuição, voluntária e aleatória, de 2000 inquéritos em espaços estratégicos dos dois concelhos, para residentes maiores de 16 anos de idade.

Três em cada quatro cerveirenses e tomiñenses conhecem a dinâmica de cooperação transfronteiriça promovida entre Cerveira e Tomiño, acreditando que além de consolidar as relações sociais e institucionais entre ambos os concelhos, fomenta o sentimento de que ‘todos somos europeus’ contribuindo para a melhoria das condições de vida dos habitantes desta zona.

Viver num território transfronteiriço apresenta-se como um espaço de oportunidade e não de dificuldade para 96,6% dos inquiridos, e a partilha de serviços e equipamentos municipais é uma das variáveis reconhecida. Dos 11 serviços que suscitam partilha comum, os 1100 entrevistados pontuaram com médias superiores a 8, ou seja, todos são conhecidos e bem aceites. Entre as três opções consideradas prioritárias consta a Piscina Municipal de Vila Nova de Cerveira, o programa conjunto para crianças e o programa de apoio à criação de empresas.

Apostando nos conceitos de cidadania e participação pública, a Agenda Estratégica para a Cooperação Transfronteiriça Amizade Cerveira-Tomiño pretende aprofundar o fortalecimento das relações e consequente melhoria das estruturas em funcionamento, delineando a atuação futura indo de encontro aos interesses e aspirações das suas populações.

As respostas foram monitorizadas por uma empresa certificada que apresenta um erro de amostra de 2,94% para um nível de confiança de 95,5%. No total, os inquéritos eram compostos por 26 questões de resposta rápida, para estudar o grau de conhecimento e as caraterísticas da procura de equipamentos de uso comum, obtendo informação privilegiada para atuação futura."

Boletín Informativo

Seleccione abajo para suscribirse

CAPTCHA
Esta pregunta es para comprobar si usted es un visitante humano y prevenir envíos de spam automatizado.
CAPTCHA de imagen
Introduzca los caracteres mostrados en la imagen.

Contactos POCTEP

Contactos 2014-2020  |  Contactos 2007-2013

  • programa@poctep.eu 
  • (+34) 924 20 59 58
  • Edificio Montevideo | C/ Ángel Quintanilla Ulla n°1, portal 3 | Entreplanta B, 06011, Badajoz