Código: 0289_SER65_PLUS_6_P

Acrónimo: SER65_PLUS

Convocatoria: 4ª Convocatoria

Área de Cooperación: 6 - Plurirregional

Estado del progreso del proyecto

Partenariado

Beneficiario Principal:

Instituto Politécnico da Guarda

Presupuesto

Coste total del proyecto
(indicativo)

1.217.924,09€

FEDER
total aprobado

913.443,07€

Período de Ejecución

Fecha de Inicio:
01/01/2024

Fecha de Fin:
31/12/2026

Resumen del Proyecto

Objetivos

Operación de importancia estratégica – Operação de Importância Estratégica POCTEP

Portugal e Espanha são dos países mais envelhecidos da União Europeia. No entanto, os espaços transfronteiriços enfrentam dificuldades acrescidas porque têm populações particularmente envelhecidas e com menor acesso a serviços e infraestruturas de saúde e apoio social. Por esses motivos, necessitam de medidas específicas dirigidas à prevenção e gestão do declínio funcional dos idosos para prolongar a sua autonomia, reduzir a necessidade de cuidados e evitar a sua institucionalização.

O SER65+ – Ações multissectoriais integradas para o Suporte ao Envelhecimento saudável e Resiliente – reconhece que estas problemáticas são mais intensas nos espaços transfronteiriços do Centro e da Extremadura e visa implementar um plano de ação que promove o envelhecimento saudável da população idosa de regiões de baixa densidade populacional através de medidas e práticas de cuidados integrados, da capacitação de profissionais de saúde e prestadores de cuidados a idosos e sensibilização de população idosa. Este objetivo será atingido através de 4 atividades: A.1 diagnostica a população idosa e da capacidade de resposta; A.2. cria um plano de ação específico destes territórios; A.3. desenvolve um ecossistema digital dirigido a profissionais de saúde e de apoio social; A.4 realiza ações de sensibilização, capacitação e cria uma rede de suporte comunitário de elevado valor para a população idosa.

O consórcio aporta um leque abrangente de competências vitais para o êxito do projeto que, de forma unilateral, não poderia ser satisfeita. Na prática, reúne as organizações mais relevantes no apoio a idosos que estão presentes nestes territórios para executar as atividades previstas. No consórcio, estão presentes entidades dos sectores do ensino superior, da saúde, da administração pública, da assistência social, bem como do sector privado.

O consórcio assegura todas as competências necessárias de desenvolvimento científico, avaliação clínica, criação do ecossistema digital, bem como de formação, capacitação, comunicação, gestão e disseminação de resultados.

O SER65+ irá aplicar, pela primeira vez nestas regiões, as metodologias do Programa de Atenção Integrada para a Pessoa Idosa (ICOPE) da Organização Mundial de Saúde, desenvolver planos de ação integrados, bem como criar um ecossistema digital para apoiar a deteção (app) e monitorização da perda autonomia funcional da população idosa através de uma resposta coordenada entre as entidades que prestam cuidados (plataforma online).

 

 

 

«