Objetivos:

  • Una Europa más inteligente
  • Una Europa más social e inclusiva
  • OE Interreg. Una mejor gobernanza

Estado del progreso del proyecto

Descripción del Proyecto

O projecto Cidades Criativas, Colaborativas para o bem Comum (4C “foresee) é um programa de intervenção sistémica. Resulta de metodologias para coordenação de iniciativas e organizações para que passem a operar como ecossistemas e de tecnologias - hard (sistemas digitais) e soft (formação continuada, eventos de relacionamentos) num programa de duração e alcance para alicerçar a convergência de recursos, inteligência, pessoas e tempo em prol de um futuro desejável, regenerativo e resiliente - endereçando os nossos desafios sistêmicos e urgentes.

Cidades cooperando entre si são o ambiente ideal para que o programa se desenrole, estimulado e suportado por um consórcio de entidades que somam suas expertises para o desenvolvimento do 4C. Com enfoque nas relações B2B (business to business), o programa de dois anos parte da identificação do potencial subaproveitado e valor único da cidade: talentos e empreendimentos; património natural, material e imaterial; recursos excedentes e subutilizados.

As entidades beneficiárias (negócios e serviços comprometidos com o território) vão: amplificar o seu trabalho para que possa ser escalado, serão preparadas para exponenciar o seu valor; partilharam recursos subutilizados gerando colaborações cinegéticas e eficiências de escala. Isso é alcançado pois ao invés do padrão usual de acelerar as iniciativas individualmente auxiliamos a que operem como ecossistema que ao “fazer junto” logra solucionar os desafios da cidade e superar os desafios de sobrevivência que toda startup pu PIME enfrenta

O tecer desta rede de entidades complementares - parte com um caráter mais vocacionado para o cidadão (empresas públicas, ONGs, negócios sociais) e parte de caráter empreendedor no campo da economia criativa e regenerativa resulta na efetiva implementação de projetos comuns para a cidade assim como dos negócios cujas obras, produtos e serviços contribuam para a sua materialização e sustentabilidade. Assim os potenciais se materializam por meio de colaboração profícua, criativa e inovadora.

Contacto

Nombre: Clara Ramos

Entidad: Aldeia dos Girassóis (I3Social)

E-Mail: clara2ramos@gmail.com

Detalles del Proyecto

Tipos de Apoyo Solicitados:

  • Búsqueda de socios
  • Montaje, redacción y presentación del proyecto (dossier de solicitud)

Palabras Clave: Novas economias ; colaboração; cooperação; participação; sistemas digitais, 50+, empreendedorismo; regeneração; inclusão; intercâmbio;

Coste total (indicativo): 2500000€

Calendario (indicativo): 2 anos

Partenariados

Calendario (indicativo): 2 anos

Origen geográfico de los socios que busca:

Espanha, regiões de aplicação.

Perfil de los socios que busca:

Entidades publicas espanholas interessadas no projecto e parceiros que consigam mobilizar entidades publicas e tecido empreendor local.

Detalles Ampliados del Proyecto

Objetivos Principales:

Ser um projeto piloto de cidade criativa e regenerativa combinando inovação na gestão pública com empreendedorismo para posterior replicação e expansão

Estabelecer uma Cooperativa de Plataforma, com seu respectivo Market Place, para venda e gestão dos produtos e serviços locais acelerados.

Implementar um sistema de economia complementar como mecanismo para transacionar, partilhar e investir recursos e capacidades excedentários e disponíveis no território, ampliando assim sua capacidade económica.

Implementação de sistema de métricas que permita aferir o impacto, resultados e estímulo da iniciativa e seus participantes em continuum.

Implementação de um fundo partilhado de investimento que retroalimenta o sistema

Implementação de um entidade gestora que garante a continuidade do trabalho findo o projeto, a gestão destes fundos e principalmente a replicação e escalonamento a partir deste projeto piloto para outros territórios.

Implementação de um calendário regular de ronda de negócios, match making e investimento para empreendedores locais

Aceleração de 55 novas iniciativas de desenvolvimento geradores de novos produtos e serviços.

Cocriação de projetos para o bem comum propostos por estas iniciativas e co realizados por meio de participação cidadã.

Capacitação/ Formação de empreendedores num programa idêntico a um MBA.

Documentário “reality show”: O programa 4C será acompanhado com um documentário real que cumpre múltiplos propósitos: instrumento de comunicação, divulgação e ativação; palco para os projectos e iniciativas; combinação das vertentes artísticas culturais e empresariais; recolha etnográfica dos impactos do projecto e suporte na definição de contextos e vectores de actuação.

Resultados Previstos:

Criação de trabalho e/ou emprego: fixação de talento jovem e envelhecimento activo: tornando a cidade um distrito criativo que traz oportunidades e trabalho para jovens e população 50+

Incremento da economia circular e de proximidade: ampliando a economia e o empreendedorismo por meio de sistemas digitais para matchmaking, BI e viabilização de transações e investimento feitos com recursos não monetários, geralmente disponíveis porém imobilizados.

Impacto Social e Ambiental: promovendo 55 iniciativas de impacto, alicerçadas numa lógica de otimização das infraestruturas disponíveis para adaptar a cidade à sustentabilidade por meio de projetos coletivos que atendam aos desafios demográficos, climáticos e de integração rural - semi-rural e urbana.

Acréscimo participação cívica: inovação social tendo o “Commons” como base para "cidadãos inteligentes"., implementando infra estruturas e práticas sociais cooperativas e vocacionadas para maior participação cidadã na cogestão e cuidado com as cidades.

A cultura como transformação: Estimulação de uma produção artística cultural que contribui para a mudança cultural rumo à colaboração, capacidade de atuação conjunta.

Replicar e escalar: A partir deste projeto piloto expandir para outras cidades e territórios