Objetivos:

  • Una Europa más social e inclusiva
  • Una Europa más próxima a la ciudadanía

Estado del progreso del proyecto

Descripción del Proyecto

A demência descreve uma incapacidade cognitiva que causa a diminuição progressiva da função cerebral, levando ao declínio das capacidades cognitivas e, eventualmente, físicas. Ela afeta a memória, o pensamento, a orientação, a compreensão, o cálculo, a capacidade de aprendizagem, a linguagem, o julgamento, e interfere significativamente com a capacidade para realizar as mais simples atividades diárias, implicando a necessidade de cuidados imediatos e que se estendem no longo prazo. Existem muitos tipos diferentes de demência sendo a Alzheimer o tipo mais comum, contribuindo para cerca de 70% dos casos.



A Organização Mundial de Saúde estima 55 milhões de pessoas afetadas em todo o mundo, podendo chegar a 79 milhões em 2030 e quase triplicar em 2050 (139 milhões). Só na Europa, de acordo com o relatório da UE-28, estima-se que até 2030 cerca de 16 milhões terão algum tipo de demência, aumentando para mais de 20 milhões em 2050.



O facto de a demência estar fortemente associada à idade faz do envelhecimento da população o principal fator associado ao aumento da prevalência da doença, afetando em grande escala o sul da Europa.



Segundo a OCDE, Portugal e Espanha estarão entre os 4 países com maior prevalência da demência, correspondendo a cerca de 5% da mortalidade total da população, sendo que se estima duplicarem os casos durante a presente década.

Na Europa, os custos estimados com a demência atingem mais de 100 mil milhões de euros por ano e a condição representa uma das principais causas de incapacidade e dependência entre idosos, mas não só. Esta estimativa de custos inclui os encargos com cuidadores profissionais e cuidados médicos e sociais associados, mas estará longe de prever uma parcela considerável de custos, nomeadamente com cuidados informais (cuidadores não remunerados, familiares, amigos, vizinhos, voluntários, etc.).



Os cuidadores informais são a fonte de cuidados mais importante para pessoas com demência. Em Portugal e Espanha, cerca de 80% dos cuidados são prestados por familiares, amigos e vizinhos, sendo que mais de 70% dos cuidadores informais são mulheres. representando um obstáculo significativo ao seu desenvolvimento social e económico, e gerando neste grupo um impacto desigual.



A prestação de cuidados intensivos está ainda associada a uma redução da capacidade de trabalho (e emprego) dos cuidadores em idade ativa, a taxas de pobreza mais elevadas e a uma prevalência 20% mais elevada de problemas de saúde mental.

Neste contexto, é crescente o impacto negativo que a demência gera nas pessoas afetadas, mas particularmente em quem lhes presta cuidado, nomeadamente pelo enorme decréscimo da sua qualidade de vida e bem-estar pessoal, social, profissional e de saúde (carga física e emocional, stress, exclusão, etc.).



Desde o momento em que é diagnosticada a demência, cuja prevalência, crescente, assume particular relevância em Portugal e em Espanha, tanto a pessoa afetada quanto os seus cuidadores são desafiados a encontrar formas de lidar com novas questões práticas do dia a dia, como mudanças de comportamento ou perda de memória, com forte impacto na depreciação da qualidade de vida de ambos, e descobrir não apenas que tipo de cuidado é necessário a cada momento, mas também onde, como e a quem recorrer.



Assim, o projeto visa contribuir para melhorar o bem-estar dos e das cuidadoras informais de pessoas com demência, bem como, em consequência, das pessoas cuidadas, reforçando competências e capacidade, ativando redes locais para a promoção da inclusão dos grupos visados (cuidadores informais e pessoas com demência), informando e sensibilizando para a prevenção e para o cuidado da doença, desenvolvendo respostas e práticas de suporte a estes grupos, e promovendo de forma integrada a criação de uma comunidade mais inclusiva e “amigável”.



Pela sua natureza estruturante, o projeto implica necessariamente uma abordagem piloto, a desenvolver, testar e validar em dois territórios transfronteiriços (Centro de Portugal, Castilla y Léon e ou Extremadura, em Espanha). Perante as aprendizagens e resultados alcançados na fase piloto, será então o projeto alvo de disseminação nacional e transfronteiriça, transpondo para os demais municípios portugueses e espanhóis as práticas e os instrumentos validados.



A missão das entidades envolvidas na realização do projeto é então combinar um conjunto de recursos técnicos, humanos e materiais, pondo-os de forma ágil ao serviço de quem necessita, quando e onde necessita, ajudando assim a enfrentar os desafios diários que a demência impõe.



ATIVIDADES E RESULTADOS

Para alcançar os objetivos é proposto um conjunto de atividades com as quais se visam 4 grandes resultados:

1) SENSIBILIZAR E INFORMAR A COMUNIDADE;

2) CAPACITAR PARA CUIDAR DA DEMÊNCIA;

3) COMUNIDADE AMIGA DA DEMÊNCIA: Geração de ecossistemas multissetoriais piloto, de base comunitária, assentes em redes locais e de proximidade (entidades públicas, privadas e representantes da sociedade civil), que, articulando esforços, combinem recursos técnicos, humanos, materiais e financeiros, para a oferta de “serviços” de proximidade que mitiguem o problema social de forma ampla, participada, informada, acessível, solidária e inclusiva

4) DISSEMINAR E CAPITALIZAR RESULTADOS.

Contacto

Nombre: José Nunes

Entidad: Aldeia dos Girassóis / MUSOL / Make it Better

Teléfonos: -

E-Mail: team@makeitbetter.pt

Dirección:
-
6230-338-Fundão
PORTUGAL

Detalles del Proyecto

Tipos de Apoyo Solicitados:

  • Búsqueda de socios

Palabras Clave: Demência, Comunidades inclusivas, Cuidadores informais, Respostas sociais de base comunitária, Capacitação

Coste total (indicativo): 1€

Calendario (indicativo): -

Partenariados

Calendario (indicativo): -

Origen geográfico de los socios que busca:

Castilla Léon

Extremadura

TERRITÓRIOS TRANSFRONTEIRIÇOS COM A "COMUNIDADE INTERMUNICIPAL BEIRAS E SERRA DA ESTRELA" (PORTUGAL)

Perfil de los socios que busca:

Mancomunidades, Juntas, Federaciones de municípios

Detalles Ampliados del Proyecto

Objetivos Principales:

-

Resultados Previstos:

-