Floresta2020

Áreas de cooperación: 
Persona de contacto: 
Tiago Nascimento
Organismo: 
EUIESA / Terras do Infante
Teléfono: 
(+351)964014585
Localidad: 
Algarve
Provincia (NUT III): 
Algarve
Región (NUT II): 
Algarve
País: 
Portugal
Palabras clave: 
Floresta, Incêndios e Natureza
Coste total del proyecto (indicativo): 
2,50 €
Calendario (indicativo): 
30 Meses
Socios ya implicados: 
Associação de Municípios Terras do Infante
Origen geográfico de los socios que busca: 
Andaluzia
Perfil de los socios que busca: 
Municípios; Serviços regionais de proteção civil; institutos de conservação da natureza; serviços regionais de gestão florestal.
Descripción del proyecto: 
Crear una Red Transnacional de infraestruturas e meios de defesa da floresta contra incêndios.
Objetivos principales: 
Objetivos principales: O principal objetivo do projeto é desenvolver um sistema integrado transnacional de Defesa da Floresta e Combate Contra Incêndios, quer na perspetiva de dotar as estruturas existentes de mais e melhores meios para o efeito, bem como uma forte componente de sensibilização de todos os agentes intervenientes, em especial das populações das áreas afetadas. Objetivos específicos: Atividade 1: Iniciativas e ações que permitam aumentar a dotação de infraestruturas e equipamentos partilhados e serviços para a prevenção e luta contra incêndios e outras catástrofes naturais • Instalar uma rede de faixas que se desenvolvem ao longo da rede viária rural/florestal, com uma largura entre 50 e 125 metros, onde se reduz drasticamente a quantidade de combustível vegetal, sobretudo pela eliminação do matagal e redução da densidade florestal. • Instalar uma rede de faixas de protecção aos aglomerados urbanos inseridos em meio florestal; • Adquirir máquinas destroçadoras e tractores agrícolas equipados com destroçadores para efectuar a manutenção das infraestruturas instaladas; Atividade 2: Ações que promovam a gestão conjunta dos recursos humanos e materiais em situações de desastres naturais e iniciativas e ações que permitam a formulação e implementação de planos conjuntos e ações para prevenir os riscos de origem natural • Elaboração de um Plano de Defesa da Floresta e Combate Contra Incêndios comum aos territórios • Criar equipas de sapadores florestais conjuntas, equipadas com viaturas rápidas de primeira intervenção; • instalar um sistema electrónico de detecção de incêndios florestais; • instalar um sistema de GPS em todas as viaturas de bombeiros e sapadores florestais, com toda a rede viária florestal na respectiva base de dados. Atividade 3: Ações de sensibilização à população sobre os riscos naturais. • Realização de ciclo de workshops de sensibilização da população (2 por município da área integrante do projeto • Criação de website sobre a temática com conselhos práticos de prevenção, contactos úteis em caso de emergência ou informação • Criação de suportes informativos (flyers, brochuras, etc.) a distribuir junto da população visando a sensibilização para a temática Atividade 4: Projetos centrados na formação do pessoal dos serviços essenciais e complementares nos riscos identificados que garantam uma melhor capacidade de resposta. • Desenvolvimento de ação de formação integrada sobre a temática visando a sensibilização e renovação de conhecimentos e práticas para os agentes integrantes dos serviços municipais ou regionais com responsabilidades. Esta ação de formação terá 150 horas.
Resultados previstos: 
Resultado principal desejado: reduzir em 85% o número de incêndios superiores a 300 hectares, num período de cinco anos. Resultados acessórios: Proteger pessoas e bens; proteger o património florestal; manter o sequestro de carbono pela biomassa florestal protegida; impedir todas as nefastas consequências para o ambiente (produção exacerbada de dióxido de carbono), para a população residente (destruição de bens) e para os turistas (fuga do turismo para outras áreas geográficas), produzidas pelos grandes incêndios florestais.

Newsletter

Seleccione abajo para suscribirse

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
Image CAPTCHA
Enter the characters shown in the image.

POCTEP Contacts

Contacts 2014-2020 | Contacts 2007-2013

  • programa@poctep.eu
  • (+34) 924 20 59 58
  • C/ Luís Álvarez Lencero 3, Planta 3ª, Of. 13, 06011 BADAJOZ (Spain)